Tecnologia Innova

A tecnologia INNOVA é considerada uma evolução da tecnologia de Pirólise Lenta a Tambor Rotativo, pois enquanto as usinas tradicionais utilizam caldeira a vapor, a tecnologia INNOVA purifica o gás de síntese obtido e o utiliza em motogeradores a gás para gerar energia, obtendo eficiência elétrica superior, operação mais segura, simples e emissões mais limpas.

O reator de pirólise é precedido por um sistema de pré-tratamento, que remove metálicos e tritura os resíduos para se obter uma granulometria adequada. Esta estrutura permite também a instalação de unidade de triagem de recicláveis, restando os orgânicos e os rejeitos da reciclagem para o aproveitamento energético.

O reator de pirólise é composto por um tambor rotativo aquecido externamente. No interior do tambor rotativo são inseridos os resíduos, que sob condições de operação controladas são convertidos em gás de síntese.

Na saída do reator de pirólise o gás de síntese ainda com contaminantes segue para um sistema de limpeza e purificação onde são removidos particulados e gases ácidos. O resultado é um gás limpo, composto por hidrogênio, monóxido de carbono e hidrocarbonetos leves, com aproximadamente 50% do poder calorífico do gás natural.

Parte do gás de síntese (30%) é utilizado para alimentar o processo e o restante (70%) é utilizado para substituir outros combustíveis na produção de calor e/ou energia elétrica.